segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Belo Monte tem que parar! Saiba porque
Uma usina que não está à serviço dos trabalhadores. Uma usina que vai alagar 10% de uma cidade inteira. Uma usina que vai gerar caos urbano e pobreza na população desta cidade (Altamira) e nas cidades vizinhas. Uma usina que irá secar rios que abastecem regiões indígenas inteiras, tirando-lhes mobilidade, alimentos, moradia e cultura. Uma usina que alimentará empresas multinacionais deixando um rastro de destruição. Sim! Estou falando de Belo Monte! Ah! Que legal tudo isso, não? O espetáculo da barbárie capitalista já começou por ali. O Ibama e o governo Dilma além de ressuscitar um projeto da época da ditadura afrontou uma população inteira que mora às margens do Rio Xingu quando faltou com a verdade dizendo que a construção era sustentável. Afrontou-a também, quando autorizou o começo das obras. Populações locais, em sua maioria, não foram consultadas. Mas isso é normal em se tratando de governo. Entra governo e sai governo e o povo NUNCA é consultado sobre seus destinos. É consultado somente na hora de votar. Com discursos demagógicos, esses algozes da população pobre e serventes da burguesia iludem o povo dizendo que este Belo Monte de Merda irá trazer benefícios para os povos dali. Mas a realidade infelizmente é outra. Se Belo Monte subir, vai acontecer igual a Tucuruí, onde pessoas que tem um linhão de energia passando por cima de suas casas, não terão energia barata em suas casas. Precisamos nos indignar com este governo que não nos representa em NADA! O mesmo governo que corta bilhões da educação e da saúde e precariza-os, paga 48% do nosso PIB para banqueiros que não tem nem onde colocar mais "seu" dinheiro (e olha que são banqueiros...), é o mesmo governo que vai investir milhões e milhões (haja milho!) na construção de uma coisa que não vai servir a ninguém, senão aos interesses de dominação da burguesia. Participe dos atos contra a nefasta usina! Mostre sua indignação! Dê conosco um Grito em Defesa da Amazônia e sua biodiversidade! Pela vida dos índios! Águas tem que ser para a vida, não para a morte! Dia 7 de setembro, 8 da manhã, em Belém, faremos um ato que partirá da Escadinha da Estação das Docas até a Praça da República. Participe ativamente das mobilizações de sua cidade! Belo Monte tem que parar! Aqui vai um link para o blog do Comitê Xingu Vivo Para Sempre. http://xingu-vivo.blogspot.com/ . Agora, um link para o suplemento com vários vídeos preparado por Frank Costa para informá-los melhor: http://filosofosemideias.blogspot.com/2011/09/belo-monte-tem-que-parar-saiba-porque.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Você precisa embasar seus argumentos! Adespeito doq ue pode parecer a Grande Massa (que você insiste em conclamar à ação) não está a par de nada (ou está em uma quantidade/qualidade tão ínfima que é o mesmo - ou pior - que NADA!
ResponderExcluirNão sou de tomar partido de coisa alguma, mas tentarei facilitar para os que venham visitar teu blog, abaixo seguem alguns links para consulta:
Visão geral:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Belo_Monte
Contras:
http://www.socioambiental.org/esp/bm/index.asp
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/04/20/entenda-polemica-envolvendo-usina-de-belo-monte-916397071.asp
http://www.problemasambientais.com.br/impactos-ambientais/hidreletrica-de-belo-monte-impactos-ambientais/
Prós:
http://www.blogbelomonte.com.br/2011/09/01/norte-energia-explica-sobre-obras-de-belo-monte-a-deputados-paraenses-2/
http://norteenergiasa.com.br/portugues/usina-belo-monte/
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=41297
Neutro:
http://sul21.com.br/jornal/2011/08/obras-avancam-e-pressao-contra-belo-monte-aumenta/